Sobre o Canal Ciência

Missão

A equipe do Canal Ciência tem como missão a constante busca pela excelência no desenvolvimento e produção de conteúdos de divulgação científica e tecnológica, promovendo serviços de popularização da ciência para o público em geral, especialmente a estudantes brasileiros em diversos níveis. A ideia é familiarizar o público usuário com o método e o pensamento científicos e despertar seus interesses por assuntos e carreiras científicas, buscando orientar o uso ético-crítico-reflexivo de tecnologias digitais de comunicação para disseminar informações, produzir conhecimentos e subsidiar a resolução de problemas que visam formar cidadãos para exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, baseados na sólida premissa de que a ciência está em tudo!

História

O Canal Ciência é um serviço de divulgação científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), considerado um dos portais pioneiros na Internet nacional em fazer a ponte entre ciência, tecnologia e a sociedade brasileira. O serviço nasceu com a missão de contribuir de forma efetiva para a construção de uma sociedade da informação confiável e justa, promovendo a educação híbrida e complementar à escola e reforçando o papel da ciência e da tecnologia nesse contexto, e buscando executar com excelência políticas voltadas ao acesso do cidadão comum à informação pública e às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

O Canal Ciência foi concebido em 2000 e lançado em 2002, pela divulgadora de ciência Glória Malavoglia. Desde o seu lançamento, a base de dados do Canal Ciência procura divulgar resultados relevantes de pesquisas científicas brasileiras em linguagem não especializada, reunindo e disponibilizando produtos e serviços de informação em educação, divulgação e popularização científicas e tecnológicas realizados por pesquisadores brasileiros, inclusive as unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) e por todas as demais instituições congêneres no Brasil.

Os desafios constantes desta sua missão provocam e estimulam o aprimoramento do pensar e do fazer da equipe do Canal Ciência. Assim, a partir de 2004 a equipe que pesquisa, desenvolve e produz conteúdos informacionais para o Portal ampliou suas ações educativas também com atividades presenciais, com o propósito de trabalhar junto a educadores e estudantes. Em ação inovadora, o Canal Ciência passou assim a complementar sua produção e divulgação com atividades de popularização científica e de competência informacional (ou alfabetização em informação), direcionadas ao uso crítico-reflexivo da informação científica e tecnológica que está disponível nos meios virtuais.

Ao longo de sua história, o Canal Ciência vem passando por constantes reformulações em sua plataforma, contéudos e atividades, buscando se tornar cada vez mais amigável e dinâmico ao oferecer boa acessibilidade, visualização, navegabilidade, interatividade e confiabilidade aos usuários, cujas demandas e sugestões servem de inspiração para a produção e implementação de novos contéudos de informação.

Assim, o Canal Ciência se apresenta como ferramenta única para popularizar o conhecimento científico, tecnológico e inovador do país, buscando responder aos desafios impostos pela “sociedade da informação e do conhecimento” e contribuir para inclusão tecnológica, informacional e social nacional.