Sobre as trilhas do conhecimento

As Trilhas do Conhecimento foram desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e game designers com backgrounds bastante diversos. O objetivo destes jogos, em formato de RPG, é colocar o jogador em contato com reflexões importantes sobre a natureza da ciência, a figura do cientista e o processo de produção do conhecimento científico. Além disso, busca-se abordar conteúdos que fazem parte dos currículos escolares oficiais de ciências da natureza, a exemplo do método científico, da Teoria da Seleção Natural e dos mecanismos de produção e funcionamento das vacinas. Desse modo, além de colocarem seus jogadores em contato com questionamentos que fomentam uma visão mais realista da atividade científica e dos atores nela envolvidos, as trilhas também apresentam, de modo lúdico, assuntos pertinentes ao ensino básico.

As trilhas podem ser jogadas de forma independente ou seguindo a ordem indicada pelos seus desenvolvedores. A partir da interação com personagens históricos de grande importância para a ciência nacional e internacional, o jogador precisa cumprir as tarefas indicadas a fim de continuar no jogo.

Cada trilha é acompanhada por um texto de apoio, no qual o tema central é abordado com mais profundidade, trazendo outras reflexões e informações pertinentes. O texto pode ser acessado por qualquer pessoa, mas seu público-alvo é o professor do ensino básico. Por isso, ele foi elaborado com o objetivo de sugerir e inspirar outras formas de se apresentar o referido tema pelo/a educador/a em sala de aula.

As “Trilhas do Conhecimento” desenvolvidas pela equipe do Canal Ciência buscam contribuir para a aproximação do público não acadêmico com temas de ciência e tecnologia, sobretudo, de crianças e adolescentes em idade escolar. Tal aproximação estimula o crescimento do interesse da sociedade por essas temáticas e tem potencial para despertar e fazer florescer o senso crítico e o pensamento reflexivo – etapas muito importantes na formação de cidadãos conscientes e atuantes.