Cientistas aprimoram a proteção radiológica em consultórios de dentistas

  • 262.jpg
Título Original da Pesquisa
Cientistas aprimoram a proteção radiológica em consultórios de dentistas
Data de publicação
O que é a pesquisa?

Pesquisadores do Instituto de Radiologia e Dosimetria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (IRD/CNEN) trabalham para diminuir as doses de radiação às quais a população é submetida em consultórios odontológicos.

Esse projeto, do Departamento de Física Médica (DEFISME) do Instituto, destina-se a avaliar a proteção radiológica em consultórios que utilizam aparelhos de Radiologia Odontológica.

Como é feita a pesquisa?

Inicialmente os técnicos enviam, aos dentistas solicitantes, um kit odontológico especifico, que permite avaliar a dose de entrada na pele, o diâmetro de campo de radiação e a filtração total do feixe de raios-x de aparelho de radiologia odontológica. Outros parâmetros de interesse são obtidos a partir de um questionário.

O envio do kit e do questionário é feito através do correio, pelo chamado Sistema Postal. Os destinatários são dentistas do estado do Rio de Janeiro que solicitam um Laudo de Aprovação para licenciar o consultório na autoridade sanitária, como exigem as leis estaduais.

Ao responderem ao questionário e submeterem seus equipamentos à avaliação do IRD, os dentistas subsidiam o DEFISME com dados que indicam, entre outros referenciais, as condições dos equipamentos de raios-x e de como são utilizados pelos dentistas do Rio de Janeiro. Neste programa já foram realizadas aproximadamente 12 mil avaliações em cerca de 8000 aparelhos.

Os critérios de aceitação e desempenho dos equipamentos de raios X e as condições de uso são os definidos pelo Ministério da Saúde, através da Norma Nacional de Proteção Radiológica, de junho de 1998.

Antes disso, o IRD enviava aos dentistas apenas o resultado da avaliação postal, com recomendações baseadas em guias internacionais. Hoje é enviado um relatório da avaliação indicando as não conformidades verificadas com relação aos padrões estabelecidos na Norma Nacional.

Assim, o Laudo de aprovação, necessário para obter a licença de operação junto à Vigilância Sanitária, só é emitido após serem comprovadas as correções de todas as irregularidades registradas no relatório. O pesquisador Cláudio Domingues Almeida coordena o serviço de inspeção postal.

No Rio de Janeiro, este modelo de avaliação postal é realizado apenas pelo IRD. Na próxima fase do trabalho haverá a participação de especialistas para avaliar a proteção radiológica nos consultórios odontológicos in loco, como previsto na regulamentação nacional. Para este fim, é necessário implementar no estado um sistema de certificação de especialistas em física de radiodiagnóstico.

Finalmente, outro foco do trabalho é a promoção regular, entre as aulas ministradas pelo IRD, de um curso destinado a atualizar cirurgiões dentistas em proteção radiológica. A divulgação do curso é feita pela home-page do IRD (www.ird.gov.br) e por mala direta.

Qual a importância da pesquisa?

Através da emissão dos relatórios de inspeção e de cursos na área promovidos pelo DEFISME, este trabalho tem contribuído para reduzir a dose na população e esclarecer os profissionais sobre os conceitos básicos de proteção radiológica. A formação dos dentistas brasileiros é, em geral, muito precária quanto aos requisitos de proteção e segurança radiológica, deixando a população e os próprios dentistas em situação de risco. Entre os cerca de 180 mil dentistas existentes no país, uma parcela considerável utiliza este tipo de equipamento.

A dosagem correta de radiação permite diagnósticos mais precisos, diminuição de riscos para pacientes, operadores e pessoal médico e o aprimoramento geral de procedimentos, enraizando os conceitos de proteção radiológica.

Os relatórios, enfim, apresentam, em conjunto, um quadro da situação de risco e proteção radiológica em ampla escala, permitindo planejamento de intervenções corretivas e a melhoria geral do sistema de saúde.

Pesquisador(es) Responsável(eis)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.