_NOSCRIPT

Portal do Governo Brasileiro
canal-ciencia

Busca Avançada

Atlas da irradiação solar do Brasil: subsídio para alternativas energéticas

O que é a pesquisa

Pesquisadores do Laboratório de Energia Solar (LABSOLAR)do Departamento de Energia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolvem pesquisas nas áreas de energia solar e das aplicações da transferência de calor. Para isso criam, a partir de imagens de satélites, modelos computacionais capazes de determinar a intensidade da radiação solar na superfície das regiões estudadas.

O resultado desses estudos é o Atlas de Irradiação Solar do Brasil, cuja publicação foi patrocinada pelo Instituto Nacional de Meteorologia. O Atlas tem inclusive uma versão em CD-ROM e também pode ser consultado na homepage www.labsolar.ufsc.br

O Atlas faz parte de um projeto internacional de consolidação de dados globais de irradiação, e apresenta o mais alto grau de qualidade em dados de irradiação solar para o Brasil, equivalente aos Atlas existentes na Europa Central e nos Estados Unidos.

Uma nova versão do Atlas, ainda não publicada, inclui a distribuição da radiação direta e difusa, e já está disponível no LabSolar.

Como a pesquisa é feita

Os pesquisadores do LABSOLAR em estreita parceria com o INPE/CPTEC, tratam em computador as imagens do canal visível do satélite GOES 8, derivam dados de radiação global e difusa, comparam esses dados com dados coletados em estações de superfície do LABSOLAR e do INPE e disponibilizam esses dados na base horária.

O modelo físico desenvolvido através dessa parceria está sendo utilizado para o mapeamento do recurso solar do Brasil e da América do Sul, no último caso com menor resolução, no contexto do projeto SWERA – Solar Wind Energy Resource Assessment, que está sendo executado por seis instituições de pesquisa, dentre as quais o INPE e o LABSOLAR, com financiamento da UNEP – United Nation Environment Programme.

Importância da Pesquisa

Os dados do projeto SWERA serão disponibilizados em website específico, a partir de 2003. Esses dados e parâmetros de interesse prático derivados dos mesmos terão importância para profissionais de engenharia, arquitetura e agrometeorologia, que desenvolvem atividades de projeto e pesquisa em áreas afins.

A base de dados disponível no LABSOLAR e a base de dados de alta resolução que será derivada no contexto do projeto SWERA é uma fonte de dados indispensável para aplicação em projetos de energia solar (geração fotovoltaica de energia), aquecimento de água para uso doméstico e industrial,refrigeração assistida com energia solar,bombeamento de água no agreste, secagem e condicionamento de ambientes na agroindústria, projetos de edificações racionalmente energéticas, mapeamento de impacto da energia solar na geração elétrica, construção de cenários energéticos renováveis, projetos e pesquisas em agrometeorologia e outros.

Texto de divulgação científica publicado em 10 de dezembro de 2002.