Summary: | Carlos Ribeiro Diniz, nasceu em 02 de fevereiro de 1919 em Luminárias-MG. Exerceu várias atividades, foi médico, bioquímíco, professor e pesquisador. Ele desenvolveu importantes estudos sobre os venenos de cobras, aranhas e escorpiões. Como diretor da Fundação Ezequiel Dias (Funed), conseguiu recursos que permitiram a pesquisa básica e a produção de vacinas e soros antiofídicos. Formado em medicina, sempre se interessou pela área da bioquímica. Envolveu-se também em estudos sobre a bradicinina, que provoca a queda da pressão arterial, e outras substâncias químicas que repercutiam no sistema cardiovascular.
Embora tivesse recebido convites para participar de projetos industriais, Diniz afirmava que sua vocação sempre esteve ligada à universidade, ao ensino e à pesquisa. Participou da formação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da UFMG e da consolidação da pós-graduação em bioquímica da mesma universidade. Também foi um dos criadores da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Durante um Congresso em Estocolmo defendeu uma ideia polêmica: a preservação dos animais venenosos ameaçados de extinção. Acreditava que apenas preservando-os seria possível estudá-los e conhecer a ação dos venenos. O "doutorzinho" como era chamado já na infância pelo seu interesse por pesquisa.
Recebeu os seguintes prêmios: Comendador da Odem Nacional do Mérito Científico, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG.. Morreu no dia 8 de julho de 2002
|