Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações - Visão

Manylion Llyfryddiaeth
Prif Awduron: Leda Sampson, Tiago Emmanuel Nunes Braga
Fformat: Online
Cyhoeddwyd: 2023
Pynciau:
Mynediad Ar-lein:https://canalciencia.ibict.br/ciencia-em-sintese/artigo?item_id=28049
id 28049
omeka_modified 2024-10-01T19:01:00Z
record_format oai
collection [CeS] Textos de divulgação
collection_id 1
topic indicadores sociais
indicadores socioeconômicos
informação pública
instrumentos de pesquisa (arquivística)
spellingShingle indicadores sociais
indicadores socioeconômicos
informação pública
instrumentos de pesquisa (arquivística)
Leda Sampson
Tiago Emmanuel Nunes Braga
Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações - Visão
topic_facet indicadores sociais
indicadores socioeconômicos
informação pública
instrumentos de pesquisa (arquivística)
format Online
author Leda Sampson
Tiago Emmanuel Nunes Braga
author_facet Leda Sampson
Tiago Emmanuel Nunes Braga
author_sort Leda Sampson
title Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações - Visão
title_short Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações - Visão
title_full Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações - Visão
title_fullStr Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações - Visão
title_full_unstemmed Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações - Visão
title_sort sistema aberto de observatório para visualização de informações - visão
abstract O projeto Visão é uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia que permite que qualquer pessoa acesse gratuitamente dados oficiais produzidos por diferentes instituições públicas brasileiras.
coverage À época, o sistema atendeu às necessidades do MDIC, mas com o tempo, o “Visão” tornou-se um produto do Ibict – um novo serviço de informação oferecido para a sociedade. E por ter sido desenvolvido com tecnologias de código aberto, o sistema está sendo constantemente usado, analisado e aprimorado pela comunidade sem restrições ou custos.
O Visão representa uma primeira tentativa do setor público de aumentar a competência informacional do cidadão na utilização dos dados públicos oficiais. Existe um movimento grande no Brasil de abertura de dados públicos, inclusive com a participação na Open Government Partnership, uma iniciativa multilateral que visa garantir compromissos concretos de governos nacionais e subnacionais para promover um governo aberto, capacitar cidadãos, combater a corrupção e aproveitar novas tecnologias para fortalecer a governança.
Além de propiciar que o cidadão se aproprie dos dados oficiais abertos, o “Visão” contribui com diversos projetos de pesquisa que utilizam os ambientes informacionais da plataforma para aprimorar a compreensão dos dados gerados durantes as pesquisas.
<b>Perspectivas Futuras</b> Existem diversas perspectivas para o “Visão”, sendo uma das mais promissoras, a construção de um repositório de metadados que possa contemplar dados de outras instituições brasileiras. Também se pretende incorporar outros tipos de visualização e análises textuais, para que todo o conteúdo ali disponível possa, por meio de recursos de inteligência artificial e de análises de textos, ser apropriado, tanto pelos tomadores de decisões, quanto pelos pesquisadores e pela comunidade em geral.
Figura 1 - Projeto Visão: Serviço de Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
O “Visão” é uma solução proposta pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para a disponibilização e uso de dados abertos de forma interativa. O Visão permite a visualização, por meio de um mapa interativo, de conjuntos de dados públicos oficiais produzidos por instituições públicas brasileiras. Um de seus objetivos é utilizar a visualização de dados como uma forma de apoio à tomada de decisão e à elaboração de políticas públicas no Brasil.
Livre e gratuito, o Visão permite que o usuário crie visualizações distintas de dados públicos oficiais e descubra como eles interagem entre si, e tudo de forma georreferenciada. Além disso, qualquer cidadão, pesquisador ou gestor de política pública, pode inserir seus próprios dados e observar como eles interagem com aqueles já existentes no sistema. Por exemplo: um cidadão que queira compreender o impacto de um vazamento de óleo no Nordeste, pode criar uma camada de visualização identificando as praias afetadas e, das cidades que compartilham essas praias, quais têm como principal fonte de renda, o turismo. Ou seja, a plataforma permite que os cidadãos brasileiros utilizem os dados públicos oficiais para entender, de fato, o que está acontecendo na sociedade, obtendo uma apresentação visual para um conjunto de dados textuais existente.
Figura 2 - Programas que oferecem doutorado em Ciência da Informação
O projeto “Visão” foi iniciado em 2017 e está em constante desenvolvimento, embora já esteja consolidado como serviço de informação do Ibict.
O “Visão” é oriundo de um projeto em parceria com o antigo Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio (MDIC). Em 2017, o ministério possuía uma planilha Excel com 28 milhões de dados dispostos em formato textual. A complexidade era tão grande que não era possível analisar esses dados. Para solucionar esse problema, em um primeiro momento, tentou-se utilizar algum sistema existente, mas a iniciativa mostrou-se infrutífera. A partir de então, as equipes envolvidas começaram a pensar em propostas de um sistema open source que inovasse na forma de disponibilização e disseminação desses dados públicos.
O desenvolvimento do projeto seguiu os seguintes passos: pesquisa bibliográfica; pesquisa exploratória nos sistemas de visualização georreferenciados existentes; prospecção tecnológica para identificar quais tecnologias poderiam servir como suporte para a criação; e codificação, definida como pesquisa computacional.
Do ponto de vista informacional, foi feito o levantamento de uma possível arquitetura de informação e foram realizadas discussões sobre modelos de metadados e quais deles deveriam ser comtemplados. A união das vertentes computacional e informacional permitiu a criação do sistema.
Ou seja, o projeto foi iniciado utilizando métodos de pesquisa bibliográfica e exploratória. Na sequência, foram utilizadas técnicas ágeis de construção de sistemas informacionais, que levaram à prototipação. Nesse processo, o Ibict fez um mapeamento grande dos dados públicos oficiais que são disponibilizados por instituições públicas.
institution Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
publishDate 2023
publishDateFull 2023-08-11
url https://canalciencia.ibict.br/ciencia-em-sintese/artigo?item_id=28049
identifier https://repositorio.canalciencia.ibict.br/api/items/28049
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/c1f9f0848a8b10b1962a2803315857d0ee3d34ae.png
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/f154f8e031198f796934fa7d0c8317558f598db8.png
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/782123b9d552b2650e8646bd7fd2073b028d2984.png
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/f3983e3c7db1c08d18e0bdda03ed147a79d200d3.mp4
thumbnail https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/large/c1f9f0848a8b10b1962a2803315857d0ee3d34ae.jpg
area Ciências Sociais Aplicadas
work_keys_str_mv AT ledasampson sistemaabertodeobservatorioparavisualizacaodeinformacoesvisao
AT tiagoemmanuelnunesbraga sistemaabertodeobservatorioparavisualizacaodeinformacoesvisao
first_indexed 2023-09-19T12:18:37Z
last_indexed 2024-10-01T20:00:44Z
_version_ 1818782436878712832
spelling 280492024-10-01T19:01:00Z1[CeS] Textos de divulgação Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações - Visão Leda Sampson Tiago Emmanuel Nunes Braga indicadores sociais indicadores socioeconômicos informação pública instrumentos de pesquisa (arquivística) Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia 2023-08-11 Logo Visão vignette : https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/large/c1f9f0848a8b10b1962a2803315857d0ee3d34ae.jpg À época, o sistema atendeu às necessidades do MDIC, mas com o tempo, o “Visão” tornou-se um produto do Ibict – um novo serviço de informação oferecido para a sociedade. E por ter sido desenvolvido com tecnologias de código aberto, o sistema está sendo constantemente usado, analisado e aprimorado pela comunidade sem restrições ou custos. O Visão representa uma primeira tentativa do setor público de aumentar a competência informacional do cidadão na utilização dos dados públicos oficiais. Existe um movimento grande no Brasil de abertura de dados públicos, inclusive com a participação na Open Government Partnership, uma iniciativa multilateral que visa garantir compromissos concretos de governos nacionais e subnacionais para promover um governo aberto, capacitar cidadãos, combater a corrupção e aproveitar novas tecnologias para fortalecer a governança. Além de propiciar que o cidadão se aproprie dos dados oficiais abertos, o “Visão” contribui com diversos projetos de pesquisa que utilizam os ambientes informacionais da plataforma para aprimorar a compreensão dos dados gerados durantes as pesquisas. <b>Perspectivas Futuras</b> Existem diversas perspectivas para o “Visão”, sendo uma das mais promissoras, a construção de um repositório de metadados que possa contemplar dados de outras instituições brasileiras. Também se pretende incorporar outros tipos de visualização e análises textuais, para que todo o conteúdo ali disponível possa, por meio de recursos de inteligência artificial e de análises de textos, ser apropriado, tanto pelos tomadores de decisões, quanto pelos pesquisadores e pela comunidade em geral. Figura 1 - Projeto Visão: Serviço de Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia O “Visão” é uma solução proposta pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para a disponibilização e uso de dados abertos de forma interativa. O Visão permite a visualização, por meio de um mapa interativo, de conjuntos de dados públicos oficiais produzidos por instituições públicas brasileiras. Um de seus objetivos é utilizar a visualização de dados como uma forma de apoio à tomada de decisão e à elaboração de políticas públicas no Brasil. Livre e gratuito, o Visão permite que o usuário crie visualizações distintas de dados públicos oficiais e descubra como eles interagem entre si, e tudo de forma georreferenciada. Além disso, qualquer cidadão, pesquisador ou gestor de política pública, pode inserir seus próprios dados e observar como eles interagem com aqueles já existentes no sistema. Por exemplo: um cidadão que queira compreender o impacto de um vazamento de óleo no Nordeste, pode criar uma camada de visualização identificando as praias afetadas e, das cidades que compartilham essas praias, quais têm como principal fonte de renda, o turismo. Ou seja, a plataforma permite que os cidadãos brasileiros utilizem os dados públicos oficiais para entender, de fato, o que está acontecendo na sociedade, obtendo uma apresentação visual para um conjunto de dados textuais existente. Figura 2 - Programas que oferecem doutorado em Ciência da Informação O projeto “Visão” foi iniciado em 2017 e está em constante desenvolvimento, embora já esteja consolidado como serviço de informação do Ibict. O “Visão” é oriundo de um projeto em parceria com o antigo Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio (MDIC). Em 2017, o ministério possuía uma planilha Excel com 28 milhões de dados dispostos em formato textual. A complexidade era tão grande que não era possível analisar esses dados. Para solucionar esse problema, em um primeiro momento, tentou-se utilizar algum sistema existente, mas a iniciativa mostrou-se infrutífera. A partir de então, as equipes envolvidas começaram a pensar em propostas de um sistema open source que inovasse na forma de disponibilização e disseminação desses dados públicos. O desenvolvimento do projeto seguiu os seguintes passos: pesquisa bibliográfica; pesquisa exploratória nos sistemas de visualização georreferenciados existentes; prospecção tecnológica para identificar quais tecnologias poderiam servir como suporte para a criação; e codificação, definida como pesquisa computacional. Do ponto de vista informacional, foi feito o levantamento de uma possível arquitetura de informação e foram realizadas discussões sobre modelos de metadados e quais deles deveriam ser comtemplados. A união das vertentes computacional e informacional permitiu a criação do sistema. Ou seja, o projeto foi iniciado utilizando métodos de pesquisa bibliográfica e exploratória. Na sequência, foram utilizadas técnicas ágeis de construção de sistemas informacionais, que levaram à prototipação. Nesse processo, o Ibict fez um mapeamento grande dos dados públicos oficiais que são disponibilizados por instituições públicas. An International Approach on the GIS Mapping of Library and Information Science Courses O projeto Visão é uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia que permite que qualquer pessoa acesse gratuitamente dados oficiais produzidos por diferentes instituições públicas brasileiras. 2023-08-11 https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/567 Ciências Sociais Aplicadas Figura 2 - Programas que oferecem doutorado em Ciência da Informação O projeto “Visão” foi iniciado em 2017 e está em constante desenvolvimento, embora já esteja consolidado como serviço de informação do Ibict. O “Visão” é oriundo de um projeto em parceria com o antigo Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio (MDIC). Em 2017, o ministério possuía uma planilha Excel com 28 milhões de dados dispostos em formato textual. A complexidade era tão grande que não era possível analisar esses dados. Para solucionar esse problema, em um primeiro momento, tentou-se utilizar algum sistema existente, mas a iniciativa mostrou-se infrutífera. A partir de então, as equipes envolvidas começaram a pensar em propostas de um sistema open source que inovasse na forma de disponibilização e disseminação desses dados públicos. O desenvolvimento do projeto seguiu os seguintes passos: pesquisa bibliográfica; pesquisa exploratória nos sistemas de visualização georreferenciados existentes; prospecção tecnológica para identificar quais tecnologias poderiam servir como suporte para a criação; e codificação, definida como pesquisa computacional. Do ponto de vista informacional, foi feito o levantamento de uma possível arquitetura de informação e foram realizadas discussões sobre modelos de metadados e quais deles deveriam ser comtemplados. A união das vertentes computacional e informacional permitiu a criação do sistema. Ou seja, o projeto foi iniciado utilizando métodos de pesquisa bibliográfica e exploratória. Na sequência, foram utilizadas técnicas ágeis de construção de sistemas informacionais, que levaram à prototipação. Nesse processo, o Ibict fez um mapeamento grande dos dados públicos oficiais que são disponibilizados por instituições públicas. https://repositorio.canalciencia.ibict.br/api/items/28049 https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/c1f9f0848a8b10b1962a2803315857d0ee3d34ae.png https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/f154f8e031198f796934fa7d0c8317558f598db8.png https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/782123b9d552b2650e8646bd7fd2073b028d2984.png https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/f3983e3c7db1c08d18e0bdda03ed147a79d200d3.mp4