Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente?
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: | https://repositorio.canalciencia.ibict.br/s/canal-ciencia/item/27697 |
id |
27697 |
---|---|
omeka_modified |
2024-10-01T19:00:56Z |
record_format |
oai |
spelling |
276972024-10-01T19:00:56Z27267[CeS] Ciência Jovem Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente? Afonso Antônio Machado Fernanda Jardim Maia Educação Formação docente Tecnologia Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2022-11-23 Imagem vignette : https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/large/b9f647110b522a328dbf06190245d2037426441b.jpg O estudo partiu do momento histórico em que o mundo lutava para sobreviver aos desafios inesperados impostos pelas medidas de segurança para conter o vírus da Covid-19. O afastamento social impactou diversas áreas da sociedade, inclusive a educação, que, sem o menor tempo para planejamento, precisou se reinventar para transpor a distância entre professores, alunos e conhecimento. O problema da pesquisa originou-se pelo seguinte questionamento: Como professores sem formação tecnológica poderiam adequar-se instantaneamente para serem capazes de buscar e utilizar recursos digitais como proposta de situação de aprendizagem e como essa pode ser uma oportunidade para propor alterações necessárias e formar profissionais preparados para a nova realidade da educação? O objetivo geral concentra-se em analisar em que medida a formação continuada dos professores pode contribuir para o avanço da educação, considerando a necessidade de uma educação de fato tecnológica. Espera-se que essa seja referência para outras pesquisas e propostas de adequações necessárias e exequíveis na formação docente continuada, e dessa forma, possibilite aos professores desenvolverem habilidades para se tornarem profissionais capazes de atuar com competência frente aos desafios educacionais tecnológicos. O estudo partiu do momento histórico em que o mundo lutava para sobreviver aos desafios inesperados impostos pelas medidas de segurança para conter o vírus da Covid-19. 2022-11-23 https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/634f5f5549ebb30c99f548379a3ad3be1e5b1c4f.pdf Ciências Biológicas https://repositorio.canalciencia.ibict.br/api/items/27697 https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/b9f647110b522a328dbf06190245d2037426441b.png https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/634f5f5549ebb30c99f548379a3ad3be1e5b1c4f.pdf |
collection |
[CeS] Ciência Jovem |
collection_id |
27267 |
topic |
Educação Formação docente Tecnologia |
spellingShingle |
Educação Formação docente Tecnologia Afonso Antônio Machado Fernanda Jardim Maia Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente? |
topic_facet |
Educação Formação docente Tecnologia |
format |
Online |
author |
Afonso Antônio Machado Fernanda Jardim Maia |
author_facet |
Afonso Antônio Machado Fernanda Jardim Maia |
author_sort |
Afonso Antônio Machado |
title |
Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente? |
title_short |
Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente? |
title_full |
Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente? |
title_fullStr |
Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente? |
title_full_unstemmed |
Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente? |
title_sort |
considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente? |
abstract |
O estudo partiu do momento histórico em que o mundo lutava para sobreviver aos desafios inesperados impostos pelas medidas de segurança para conter o vírus da Covid-19. |
coverage |
O estudo partiu do momento histórico em que o mundo lutava para sobreviver aos desafios inesperados impostos pelas medidas de segurança para conter o vírus da Covid-19. O afastamento social impactou diversas áreas da sociedade, inclusive a educação, que, sem o menor tempo para planejamento, precisou se reinventar para transpor a distância entre professores, alunos e conhecimento. O problema da pesquisa originou-se pelo seguinte questionamento: Como professores sem formação tecnológica poderiam adequar-se instantaneamente para serem capazes de buscar e utilizar recursos digitais como proposta de situação de aprendizagem e como essa pode ser uma oportunidade para propor alterações necessárias e formar profissionais preparados para a nova realidade da educação? O objetivo geral concentra-se em analisar em que medida a formação continuada dos professores pode contribuir para o avanço da educação, considerando a necessidade de uma educação de fato tecnológica. Espera-se que essa seja referência para outras pesquisas e propostas de adequações necessárias e exequíveis na formação docente continuada, e dessa forma, possibilite aos professores desenvolverem habilidades para se tornarem profissionais capazes de atuar com competência frente aos desafios educacionais tecnológicos. |
institution |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2022 |
publishDateFull |
2022-11-23 |
url |
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/s/canal-ciencia/item/27697 |
identifier |
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/api/items/27697 https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/b9f647110b522a328dbf06190245d2037426441b.png https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/634f5f5549ebb30c99f548379a3ad3be1e5b1c4f.pdf |
thumbnail |
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/large/b9f647110b522a328dbf06190245d2037426441b.jpg |
area |
Ciências Biológicas |
work_keys_str_mv |
AT afonsoantoniomachado considerandooatualeadversocenarioeducacionaloqueprecisaseralteradonaformacaodocente AT fernandajardimmaia considerandooatualeadversocenarioeducacionaloqueprecisaseralteradonaformacaodocente |
first_indexed |
2023-09-19T12:19:30Z |
last_indexed |
2024-10-01T20:01:17Z |
_version_ |
1818782425995542528 |