Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente?

Bibliografiset tiedot
Päätekijät: Afonso Antônio Machado, Fernanda Jardim Maia
Aineistotyyppi: Online
Julkaistu: 2022
Aiheet:
Linkit:https://repositorio.canalciencia.ibict.br/s/canal-ciencia/item/27697
id 27697
omeka_modified 2024-10-01T19:00:56Z
record_format oai
spelling 276972024-10-01T19:00:56Z27267[CeS] Ciência Jovem Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente? Afonso Antônio Machado Fernanda Jardim Maia Educação Formação docente Tecnologia Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2022-11-23 Imagem vignette : https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/large/b9f647110b522a328dbf06190245d2037426441b.jpg O estudo partiu do momento histórico em que o mundo lutava para sobreviver aos desafios inesperados impostos pelas medidas de segurança para conter o vírus da Covid-19. O afastamento social impactou diversas áreas da sociedade, inclusive a educação, que, sem o menor tempo para planejamento, precisou se reinventar para transpor a distância entre professores, alunos e conhecimento. O problema da pesquisa originou-se pelo seguinte questionamento: Como professores sem formação tecnológica poderiam adequar-se instantaneamente para serem capazes de buscar e utilizar recursos digitais como proposta de situação de aprendizagem e como essa pode ser uma oportunidade para propor alterações necessárias e formar profissionais preparados para a nova realidade da educação? O objetivo geral concentra-se em analisar em que medida a formação continuada dos professores pode contribuir para o avanço da educação, considerando a necessidade de uma educação de fato tecnológica. Espera-se que essa seja referência para outras pesquisas e propostas de adequações necessárias e exequíveis na formação docente continuada, e dessa forma, possibilite aos professores desenvolverem habilidades para se tornarem profissionais capazes de atuar com competência frente aos desafios educacionais tecnológicos. O estudo partiu do momento histórico em que o mundo lutava para sobreviver aos desafios inesperados impostos pelas medidas de segurança para conter o vírus da Covid-19. 2022-11-23 https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/634f5f5549ebb30c99f548379a3ad3be1e5b1c4f.pdf Ciências Biológicas https://repositorio.canalciencia.ibict.br/api/items/27697 https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/b9f647110b522a328dbf06190245d2037426441b.png https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/634f5f5549ebb30c99f548379a3ad3be1e5b1c4f.pdf
collection [CeS] Ciência Jovem
collection_id 27267
topic Educação
Formação docente
Tecnologia
spellingShingle Educação
Formação docente
Tecnologia
Afonso Antônio Machado
Fernanda Jardim Maia
Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente?
topic_facet Educação
Formação docente
Tecnologia
format Online
author Afonso Antônio Machado
Fernanda Jardim Maia
author_facet Afonso Antônio Machado
Fernanda Jardim Maia
author_sort Afonso Antônio Machado
title Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente?
title_short Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente?
title_full Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente?
title_fullStr Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente?
title_full_unstemmed Considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente?
title_sort considerando o atual e adverso cenário educacional, o que precisa ser alterado na formação docente?
abstract O estudo partiu do momento histórico em que o mundo lutava para sobreviver aos desafios inesperados impostos pelas medidas de segurança para conter o vírus da Covid-19.
coverage O estudo partiu do momento histórico em que o mundo lutava para sobreviver aos desafios inesperados impostos pelas medidas de segurança para conter o vírus da Covid-19. O afastamento social impactou diversas áreas da sociedade, inclusive a educação, que, sem o menor tempo para planejamento, precisou se reinventar para transpor a distância entre professores, alunos e conhecimento. O problema da pesquisa originou-se pelo seguinte questionamento: Como professores sem formação tecnológica poderiam adequar-se instantaneamente para serem capazes de buscar e utilizar recursos digitais como proposta de situação de aprendizagem e como essa pode ser uma oportunidade para propor alterações necessárias e formar profissionais preparados para a nova realidade da educação? O objetivo geral concentra-se em analisar em que medida a formação continuada dos professores pode contribuir para o avanço da educação, considerando a necessidade de uma educação de fato tecnológica. Espera-se que essa seja referência para outras pesquisas e propostas de adequações necessárias e exequíveis na formação docente continuada, e dessa forma, possibilite aos professores desenvolverem habilidades para se tornarem profissionais capazes de atuar com competência frente aos desafios educacionais tecnológicos.
institution Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2022
publishDateFull 2022-11-23
url https://repositorio.canalciencia.ibict.br/s/canal-ciencia/item/27697
identifier https://repositorio.canalciencia.ibict.br/api/items/27697
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/b9f647110b522a328dbf06190245d2037426441b.png
https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/634f5f5549ebb30c99f548379a3ad3be1e5b1c4f.pdf
thumbnail https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/large/b9f647110b522a328dbf06190245d2037426441b.jpg
area Ciências Biológicas
work_keys_str_mv AT afonsoantoniomachado considerandooatualeadversocenarioeducacionaloqueprecisaseralteradonaformacaodocente
AT fernandajardimmaia considerandooatualeadversocenarioeducacionaloqueprecisaseralteradonaformacaodocente
first_indexed 2023-09-19T12:19:30Z
last_indexed 2024-10-01T20:01:17Z
_version_ 1818782425995542528