Resumo: | Fundador do Instituto de Biofísica da Universidade do Brasil (atual UFRJ), Carlos Chagas Filho, filho do renomado médico Carlos Chagas e Íris Lobo Chagas, nasceu no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1910, produziu suas principais contribuições científicas estudando o poraquê do Amazonas, conhecido como peixe-elétrico. Suas pesquisas permitiram conhecer todo o mecanismo de funcionamento do órgão elétrico do peixe, até então totalmente inexplicado, e foram motivadas pelo fato de o animal ser característico da fauna brasileira.Em 1926, com 16 anos, entra para a faculdade de medicina da UFRJ, Já no segundo ano do curso, começa a trabalhar no Hospital São Francisco e no Instituto Manguinhos. Em 1932, torna-se diretor do hospital de Lassance
À frente do Instituto de biofísica, também foi responsável pela adoção de métodos especiais de análise microscópica e outras técnicas inovadoras de separação de substâncias e materiais que ele adaptou à pesquisa biomédica. Com uma carreira universitária diversificada, participou da criação do CNPq. Foi presidente da Comissão de Cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ.
Por seu trabalho acadêmico, conquistou prestígio internacional. recebeu a Medalha Antonia Chaves Berchon des Essarts, concedida ao alunos que obtiveram as melhores notas no decurso da faculdade. Foi secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para a Aplicação da Ciência e da Tecnologia ao Desenvolvimento e delegado permanente do Brasil junto à UNESCO, além de ter presidido a Academia Pontifícia de Ciência do Vaticano com a intenção declarada de aproximar ciência e religião. Ocupou a cadeira 09 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Carlos Chagas Filho, faleceu em 16 de fevereiro de 2000, aos 89 anos no Rio de Janeiro.
|