Trem Luziânia-Brasília: Uma proposta de integração e desenvolvimento regional
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2013
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Foi elaborado, nesta pesquisa, o Modelo Funcional para a linha de Trem Urbano Luziânia-Brasília, que será implantado no Eixo Sul da Região Metropolitana da capital federal. |
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A proposta final da pesquisa é o Modelo Funcional que tem como conceito uma estrutura tronco-alimentadora, estrutura central com ramificações, em forma de “T”, em que as estações são classificadas em função do grau de concentração de atividades da região e de sua importância para integração. O eixo central do “T” é uma representação da linha do trem urbano, e o eixo de distribuição, a ramificação, representa as linhas de metrô, ônibus e metrô leve, responsáveis pela repartição dos passageiros dentro do DF. Para o Modelo Funcional, são propostos 4 níveis de estações. As estações de nível 1 são responsáveis pela distribuição de passageiros na região do Distrito Federal e as estações de nível 2 e 3 são alimentadas por linhas de ônibus e se localizam nas cidades goianas do Eixo Sul. As estações de nível 4, por sua vez, correspondem àquelas localizadas fora da região principal de influência dos PGVs, onde os polos são raros e esparsos, as quais seriam menos requisitadas pelos passageiros. Dessa forma, o Modelo Funcional para o traçado proposto apresenta 75 km de comprimento, tempo de viagem total estimado em 62 minutos em toda extensão da ferrovia e 17 estações, entre elas, 2 integradas ao metrô, 4 integradas ao sistema de veículo leve sob trilhos, 1 integrada ao Aeroporto Internacional de Brasília e 1 estação integrada ao sistema de corredor de ônibus, BRT, atualmente em construção. Assim, o Modelo Funcional para a linha Luziânia-Brasília surge como uma proposta relevante, pois engloba todo Eixo Sul de Brasília, propondo uma forma de integração e fomentando o desenvolvimento da região. [Este é o produto final da pesquisa. Chegou-se ao modelo com 17 estações. Os passageiros embarcam nas estações ao longo das cidades goianas do Eixo Sul e são distribuídos nas estações do Distrito Federal nos pontos de integração indicados. Figura de Diego Rosa Mota.] [ A figura apresenta a disposição das estações ao longo da linha. O traçado tem cerca de 75 km e a expectativa é que a viagem entre a estação Luziânia Central (LUC) e a estação Noroeste (NWT) tenha duração de aproximadamente 62 minutos. Figura de Diego Rosa Mota.] As cidades de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Ocidental e demais cidades do entorno sul da Região Metropolitana de Brasília são marcadas por desigualdades sociais e por enfrentarem grandes problemas de mobilidade nas viagens diárias rumo à capital federal. Tal situação é causada principalmente por um grande fluxo de passageiros que precisa se locomover por longas distâncias entre suas casas e os locais de trabalho, situados na região central de Brasília, onde se concentra a maior parte das oportunidades e ofertas de emprego. Diversas regiões metropolitanas do mundo vivenciaram situação semelhante e encontraram nos sistemas de trens urbanos uma forma de amenizar esse problema, além de integrar e desenvolver a sua região de implantação. No Brasil, esse meio de transporte é utilizado principalmente em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, a implantação da linha de trem urbano de Brasília está em fase de estudos de viabilidade, sob a coordenação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco). A proposta inicial é utilizar parte da infraestrutura ferroviária já existente, concedida à empresa Ferrovia Centro Atlântica (FCA), para o transporte de passageiros, prioritariamente na região conhecida por Eixo Sul, localizada entre Brasília, no Distrito Federal, e o município Luziânia, no estado de Goiás. Esta pesquisa foi desenvolvida pelo departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) e tem como objetivo a elaboração de um Modelo Funcional para a linha de Trem Urbano Luziânia-Brasília, que será implantado no Eixo Sul da Região Metropolitana da capital federal. [A figura mostra os diagramas de Voronoi-PM que delimitam a região de influência dos polos geradores de viagens (PGVs) pelos círculos pretos. O diagrama permitiu identificar as cinco áreas de concentração de atividades destacadas em amarelo. Figura de Diego Rosa Mota.] A eficiência do transporte de passageiros por linhas de trem urbano depende de dois elementos principais em sua implantação: o traçado e a localização das estações. Um bom planejamento desses elementos permitirá que os usuários sejam atendidos a uma adequada velocidade de operação, que influencia diretamente no tempo de viagem e na opção de escolha do passageiro. A pesquisa iniciou com a escolha de dois traçados e a partir deles as estações foram posicionadas em pontos estratégicos. Esses pontos foram definidos a partir da análise de diagramas de Voronoi com pesos multiplicativos (Voronoi-PM) e das possibilidades de integração identificadas na região. O diagrama de Voronoi é um artifício geométrico usado em estudos de proximidade no plano. Dados pontos no espaço, o diagrama é formado por linhas que delimitam a região de influência de cada um desses pontos. Os pesos multiplicativos são números também associados a esses pontos. Eles fazem com que a área de influência do diagrama seja maior para os pontos de maior peso e menor para os pontos de menor peso. Dessa forma, o Voronoi-PM permite identificar pontos de maior ou menor influência no espaço. Na pesquisa, os pontos de formação do Voronoi-PM utilizados foram os polos geradores de viagens (PGVs) da região. Os PGVs são locais onde se desenvolvem atividades e produzem ou atraem viagens. São geradores de viagens as escolas, hospitais, centros de saúde, supermercados, shoppings e universidades. O fator utilizado como peso multiplicativo foi o número de viagens geradas por cada um dos pontos. De posse dos PGVs e do número de viagens, procedeu-se a construção dos diagramas que permitiram a visualização de áreas de concentração de atividades, que são candidatas a receber estações. A pesquisa também fez uma análise de integração entre a linha de trem e outros meios de transportes. Nessa etapa, foram identificados os possíveis pontos de integração entre o trem Luziânia-Brasília e o metrô, linhas de ônibus e linhas do veículo leve sobre trilhos (VLT), propostas no plano diretor de mobilidade e transportes urbanos do Distrito Federal (PDTU/DF). [A figura apresenta o conceito do Modelo Funcional que consiste em uma estrutura central com ramificações, em forma de “T”. O eixo troncal do “T” é uma representação da linha do trem urbano e o eixo de distribuição representa as linhas de metrô, ônibus e metrô leve, responsáveis pela repartição dos passageiros dentro do DF. Ao longo do eixo troncal estão as estações em 4 níveis alimentadas por linhas de ônibus e outros modais. Figura de Diego Rosa Mota.] |
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As estações de nível 1 são responsáveis pela distribuição de passageiros na região do Distrito Federal e as estações de nível 2 e 3 são alimentadas por linhas de ônibus e se localizam nas cidades goianas do Eixo Sul. As estações de nível 4, por sua vez, correspondem àquelas localizadas fora da região principal de influência dos PGVs, onde os polos são raros e esparsos, as quais seriam menos requisitadas pelos passageiros. Dessa forma, o Modelo Funcional para o traçado proposto apresenta 75 km de comprimento, tempo de viagem total estimado em 62 minutos em toda extensão da ferrovia e 17 estações, entre elas, 2 integradas ao metrô, 4 integradas ao sistema de veículo leve sob trilhos, 1 integrada ao Aeroporto Internacional de Brasília e 1 estação integrada ao sistema de corredor de ônibus, BRT, atualmente em construção. Assim, o Modelo Funcional para a linha Luziânia-Brasília surge como uma proposta relevante, pois engloba todo Eixo Sul de Brasília, propondo uma forma de integração e fomentando o desenvolvimento da região. [Este é o produto final da pesquisa. Chegou-se ao modelo com 17 estações. Os passageiros embarcam nas estações ao longo das cidades goianas do Eixo Sul e são distribuídos nas estações do Distrito Federal nos pontos de integração indicados. Figura de Diego Rosa Mota.] [ A figura apresenta a disposição das estações ao longo da linha. O traçado tem cerca de 75 km e a expectativa é que a viagem entre a estação Luziânia Central (LUC) e a estação Noroeste (NWT) tenha duração de aproximadamente 62 minutos. Figura de Diego Rosa Mota.] As cidades de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Ocidental e demais cidades do entorno sul da Região Metropolitana de Brasília são marcadas por desigualdades sociais e por enfrentarem grandes problemas de mobilidade nas viagens diárias rumo à capital federal. Tal situação é causada principalmente por um grande fluxo de passageiros que precisa se locomover por longas distâncias entre suas casas e os locais de trabalho, situados na região central de Brasília, onde se concentra a maior parte das oportunidades e ofertas de emprego. Diversas regiões metropolitanas do mundo vivenciaram situação semelhante e encontraram nos sistemas de trens urbanos uma forma de amenizar esse problema, além de integrar e desenvolver a sua região de implantação. No Brasil, esse meio de transporte é utilizado principalmente em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, a implantação da linha de trem urbano de Brasília está em fase de estudos de viabilidade, sob a coordenação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco). A proposta inicial é utilizar parte da infraestrutura ferroviária já existente, concedida à empresa Ferrovia Centro Atlântica (FCA), para o transporte de passageiros, prioritariamente na região conhecida por Eixo Sul, localizada entre Brasília, no Distrito Federal, e o município Luziânia, no estado de Goiás. Esta pesquisa foi desenvolvida pelo departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) e tem como objetivo a elaboração de um Modelo Funcional para a linha de Trem Urbano Luziânia-Brasília, que será implantado no Eixo Sul da Região Metropolitana da capital federal. [A figura mostra os diagramas de Voronoi-PM que delimitam a região de influência dos polos geradores de viagens (PGVs) pelos círculos pretos. O diagrama permitiu identificar as cinco áreas de concentração de atividades destacadas em amarelo. Figura de Diego Rosa Mota.] A eficiência do transporte de passageiros por linhas de trem urbano depende de dois elementos principais em sua implantação: o traçado e a localização das estações. Um bom planejamento desses elementos permitirá que os usuários sejam atendidos a uma adequada velocidade de operação, que influencia diretamente no tempo de viagem e na opção de escolha do passageiro. A pesquisa iniciou com a escolha de dois traçados e a partir deles as estações foram posicionadas em pontos estratégicos. Esses pontos foram definidos a partir da análise de diagramas de Voronoi com pesos multiplicativos (Voronoi-PM) e das possibilidades de integração identificadas na região. O diagrama de Voronoi é um artifício geométrico usado em estudos de proximidade no plano. Dados pontos no espaço, o diagrama é formado por linhas que delimitam a região de influência de cada um desses pontos. Os pesos multiplicativos são números também associados a esses pontos. Eles fazem com que a área de influência do diagrama seja maior para os pontos de maior peso e menor para os pontos de menor peso. Dessa forma, o Voronoi-PM permite identificar pontos de maior ou menor influência no espaço. Na pesquisa, os pontos de formação do Voronoi-PM utilizados foram os polos geradores de viagens (PGVs) da região. Os PGVs são locais onde se desenvolvem atividades e produzem ou atraem viagens. São geradores de viagens as escolas, hospitais, centros de saúde, supermercados, shoppings e universidades. O fator utilizado como peso multiplicativo foi o número de viagens geradas por cada um dos pontos. De posse dos PGVs e do número de viagens, procedeu-se a construção dos diagramas que permitiram a visualização de áreas de concentração de atividades, que são candidatas a receber estações. A pesquisa também fez uma análise de integração entre a linha de trem e outros meios de transportes. Nessa etapa, foram identificados os possíveis pontos de integração entre o trem Luziânia-Brasília e o metrô, linhas de ônibus e linhas do veículo leve sobre trilhos (VLT), propostas no plano diretor de mobilidade e transportes urbanos do Distrito Federal (PDTU/DF). [A figura apresenta o conceito do Modelo Funcional que consiste em uma estrutura central com ramificações, em forma de “T”. O eixo troncal do “T” é uma representação da linha do trem urbano e o eixo de distribuição representa as linhas de metrô, ônibus e metrô leve, responsáveis pela repartição dos passageiros dentro do DF. Ao longo do eixo troncal estão as estações em 4 níveis alimentadas por linhas de ônibus e outros modais. Figura de Diego Rosa Mota.] Trem Luziânia-Brasília: Uma proposta de integração e desenvolvimento regional Foi elaborado, nesta pesquisa, o Modelo Funcional para a linha de Trem Urbano Luziânia-Brasília, que será implantado no Eixo Sul da Região Metropolitana da capital federal. 2013-10-14 https://www.researchgate.net/publication/334524161_MODELO_FUNCIONAL_PARA_O_TREM_LUZIANIA-BRASILIA_UMA_PROPOSTA_DE_INTEGRACAO_E_DESENVOLVIMENTO_REGIONAL Engenharias A eficiência do transporte de passageiros por linhas de trem urbano depende de dois elementos principais em sua implantação: o traçado e a localização das estações. Um bom planejamento desses elementos permitirá que os usuários sejam atendidos a uma adequada velocidade de operação, que influencia diretamente no tempo de viagem e na opção de escolha do passageiro. A pesquisa iniciou com a escolha de dois traçados e a partir deles as estações foram posicionadas em pontos estratégicos. Esses pontos foram definidos a partir da análise de diagramas de Voronoi com pesos multiplicativos (Voronoi-PM) e das possibilidades de integração identificadas na região. O diagrama de Voronoi é um artifício geométrico usado em estudos de proximidade no plano. Dados pontos no espaço, o diagrama é formado por linhas que delimitam a região de influência de cada um desses pontos. Os pesos multiplicativos são números também associados a esses pontos. Eles fazem com que a área de influência do diagrama seja maior para os pontos de maior peso e menor para os pontos de menor peso. Dessa forma, o Voronoi-PM permite identificar pontos de maior ou menor influência no espaço. Na pesquisa, os pontos de formação do Voronoi-PM utilizados foram os polos geradores de viagens (PGVs) da região. Os PGVs são locais onde se desenvolvem atividades e produzem ou atraem viagens. São geradores de viagens as escolas, hospitais, centros de saúde, supermercados, shoppings e universidades. O fator utilizado como peso multiplicativo foi o número de viagens geradas por cada um dos pontos. De posse dos PGVs e do número de viagens, procedeu-se a construção dos diagramas que permitiram a visualização de áreas de concentração de atividades, que são candidatas a receber estações. A pesquisa também fez uma análise de integração entre a linha de trem e outros meios de transportes. Nessa etapa, foram identificados os possíveis pontos de integração entre o trem Luziânia-Brasília e o metrô, linhas de ônibus e linhas do veículo leve sobre trilhos (VLT), propostas no plano diretor de mobilidade e transportes urbanos do Distrito Federal (PDTU/DF). [A figura apresenta o conceito do Modelo Funcional que consiste em uma estrutura central com ramificações, em forma de “T”. O eixo troncal do “T” é uma representação da linha do trem urbano e o eixo de distribuição representa as linhas de metrô, ônibus e metrô leve, responsáveis pela repartição dos passageiros dentro do DF. Ao longo do eixo troncal estão as estações em 4 níveis alimentadas por linhas de ônibus e outros modais. Figura de Diego Rosa Mota.] https://repositorio.canalciencia.ibict.br/api/items/25366 https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/4da04f91926143bf7700c2dd8b00550f72ba5c7d.jpg |