Ciências Sociais Aplicadas

Direito; Administração; Turismo; Economia; Arquitetura e Urbanismo; Desenho Industrial; Planejamento Urbano e Regional; Demografia; Ciência da Informação; Museologia; Comunicação; Serviço Social.

RSS

Os políticos respondem mais aos eleitores através das redes sociais?

Este experimento realizado entre 2014 e 2015 com deputados federais analisou quais fatores motivam os deputados a responder questões de seus eleitores.

Sustentabilidade na demarcação de Terras Indígenas

Avaliação da sustentabilidade de Terras Indígenas do povo Kaxinawá na Amazônia usando critérios ecológicos e culturais.

Custo do desmatamento na Amazônia

A importância da Amazônia na regulação climática, pois armazena CO2 por meio da fotossíntese das plantas. Mais relevante ainda é a maneira como a floresta amazônica regula a entrada de água no Brasil.

Os valores do parceiro influenciam a sua atratividade?

O estudo testou a hipótese acerca dos valores envolvidos na escolha de parceiros. Segundo eles, é de se esperar que hábitos e valores que indiquem infidelidade sejam menos desejáveis para as pessoas.

E se substituíssemos os táxis por veículos elétricos?

Foi realizado um estudo para determinar qual seria a redução na produção de CO2 caso os táxis de uma cidade fossem substituídos por carros elétricos e se essa mudança seria economicamente viável. 

Erosões em bordas de reservatórios

A pesquisa busca compreender a dinâmica do processo de assoreamento, suas causas e consequências.

Coral invasor ameaça a biodiversidade marinha brasileira

O estudo tem como finalidade conservar a biodiversidade marinha brasileira por meio do controle do coral-sol, minimizando os seus impactos ambientais e socioeconômicos, promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica.

Mortalidade de corais revela a saúde dos oceanos

Foi investigado, neste estudo, os fatores ambientais que vem provocando o branqueamento contínuo dos corais da costa do Ceará. Para o pesquisador, insolação e temperatura do mar são fatores que acarretam o branqueamento dos corais.

Compartilhando experiências agrícolas no semiárido

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) desenvolveu estudos socioeconômicos e ecológicos em 100 propriedades rurais agroecológicas de nove estados, para que se tenha conhecimento das estratégias agrícolas, sociais e econômicas utilizadas pelos agric

Por que são feitas tantas cesarianas no Brasil?

O estudo investiga os fatores socioeconômicos, demográficos, clínicos e obstétricos associados à cesariana entre mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Setor de Saúde Suplementar (SSS) da região Sudeste do Brasil.

Feiras de ciência despertam vocações

O estudo investigou como as feiras de ciência estimulam os estudantes a seguirem a carreira de cientista.

Cravo-da-índia contra dengue e malária

Na medicina, o cravo é conhecido por ter propriedades bactericida, fungicida e mesmo antiviral. Pelas suas diversas particularidades, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estudar

O brasileiro e o direito do consumidor

Este estudo buscou verificar o comportamento do brasileiro em relação ao conhecimento dos seus direitos de consumidor, mapeando hábitos e atitudes vinculados ao exercício desses direitos.

Florestas Inteligentes: o homem e a floresta em pé

 A produção e comercialização de mudas adultas de árvores para uso em ações de compensação ambientale restauração florestal.

Geografia afro-brasileira itinerante para divulgação da formação territorial do Brasil e sua população

Foi realizado, neste estudo, investigações e interpretações da formação territorial do Brasil e da sua população, tomando como referência os aspectos geográficos da herança africana.  

Técnicas de mineração de dados para extração de informações promovem o desenvolvimento sustentável das Aldeias Indígenas de Xucuru

O estudo buscou abranger aspectos sociais, econômicos, políticos, educativos, dentre outros, reunidos em um banco de dados, que foi analisado com uso de técnicas de Mineração de Dados.

Amazônia: pesquisa resgata a história da imigração japonesa e sua contribuição no cultivo de juta e pimenta-do-reino na região

O estudo mostra a inserção dos imigrantes japoneses na Amazônia, sua integração ao novo meio, no qual muitas práticas agrícolas passaram a ser adotadas por mimetismo.

Alternativas para recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento sustentável e fortalecimento da agricultura familiar na Amazônia

Os pesquisadores buscam com esta pesquisa recuperar as áreas degradadas e fortalecer sustentavelmente a agricultura familiar na Amazônia.

Reaproveitamento de garrafas PET pelo Instituto Nacional de Tecnologia

A pesquisa mostra como gerar trabalho e renda para catadores e artesãos em comunidades carentes, a partir do desenvolvimento de produtos com aceitação no mercado e alto valor agregado pelo design; aumentar o ciclo de vida de garrafas PET.

Sistema criado no Paraná possibilita melhor gerenciamento de informações

O estudo mostra que a base de dados constitui uma ferramenta confiável e prática. A partir deste sistema integrado com as unidades, pode-se criar um banco de conhecimento acadêmico e por áreas de competência dos pesquisadores.

Redes Sociais

CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisa Científica
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto Nacional do Semiárido (Insa)
Museu de Astronomia e Ciências Afins
CETEM - Centro de Tecnologia Mineral
IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada
 Instituto Nacional de Tecnologia (INT)
Museu Paraense Emílio Goeldi
Cetene - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA
Observatório Nacional
CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Laboratório Nacional de Computação Científica
Agencia Espacial Brasileira

Busca