O objetivo foi analisar as características da biodiversidade de ilhas em região alagada por hidrelétrica.
O Brasil é reconhecido como um dos países com maior biodiversidade do planeta, porém muitas espécies como as algas, não são muito exploradas.
O uso de grafeno como uma ferramenta promissora no carreamento de fármacos que podem ser empregados no tratamento das doenças neurodegenerativas.
Os pesquisadores investigaram o comportamento de cuidado da espécie Quindina limbata, um aracnídeo que vive nas florestas tropicais da América Central cujo macho apresenta o comportamento de construir e cuidar sozinho do ninho.
A pesquisa investiga as características físicas e químicas dos subprodutos agropecuários, florestais e industriais.
O grupo pesquisa maneiras inovadoras para produzir nanossistemas utilizando diversos organismos, assim como resíduos deixados pelas indústrias agropecuárias e florestais.
A pesquisa investiga os efeitos da restauração florestal e da recuperação de solos no ciclo da água, a fim de saber em que momento ao longo dos dois processos ocorre contribuição para a conservação hídrica do solo.
Foi utilizado, nesta pesquisa, simulações de computador para avaliar quais características de soja seriam capazes de aumentar a produtividade nos estados produtores, levando em conta as futuras alterações climáticas que afetariam essas regiões.
A pesquisa tenta descobrir as alterações no lipidoma (conjunto de lipídeos) apresentado em células de mosquito infectadas pelo vírus Zika.
O pesquisador busca entender as origens da devastação da Mata Atlântica nordestina.
Nesta pesquisa, foram utilizadas nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2), que simulam as partículas de desgaste, permitindo estudar sua toxicidade e interação com células ósseas humanas.
A pesquisa pretende entender as relações de parentesco entre as espécies, identificar quantas espécies de calangos existem na América do Sul.
Foram avaliados os efeitos da TLBI aplicada em neurônios para redução de processos inflamatórios e potencialização dos efeitos neurológicos, dentre eles o aumento da síntese de serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados ao alívio da dor.
Busca-se, nesta pesquisa, isolar e identificar bactérias encontradas no solo da Amazônia, produtoras de substâncias de interesse farmacêutico.
Os pesquisadores estudaram a diversidade genética e estrutura populacional das tartarugas-de-pente, bem como possíveis interações entre as populações do Atlântico e dos oceanos Índico e Pacífico.
Os pesquisadores avaliaram os efeitos benéficos do índigo no tratamento da Doença Inflamatória Intestinal (DII), uma inflamação crônica do trato digestório, principalmente do cólon (porção média do intestino grosso), caracterizada por dor abdominal.
O estudo tem como finalidade conservar a biodiversidade marinha brasileira por meio do controle do coral-sol, minimizando os seus impactos ambientais e socioeconômicos, promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica.
Foi avaliado, neste estudo, os efeitos terapêuticos da vitamina E e da trealose.
Os pesquisadores desenvolveram o projeto AmazonFACE para entender como o aumento do CO2 atmosférico afeta a floresta Amazônica, a biodiversidade que ela abriga e os serviços ambientais que ela provê.
O estudo desenvolveu um novo tratamento para curar cães com leishmaniose visceral. Utilizando inovadoras ferramentas de nanotecnologia.