A pesquisa testou como a presença ou ausência de fertilizantes interagia com a manutenção ou retirada de diferentes camadas de resíduos florestais do solo e seu efeito na produção de madeira.
A importância da Amazônia na regulação climática, pois armazena CO2 por meio da fotossíntese das plantas. Mais relevante ainda é a maneira como a floresta amazônica regula a entrada de água no Brasil.
A pesquisa investiga as características físicas e químicas dos subprodutos agropecuários, florestais e industriais.
O estudo foi desenvolvida na Estação Experimental do Insa, em Campina Grande, PB, com o objetivo de avaliar a utilização das variedades Orelha de Elefante Mexicana Doce Baiana e a Doce Miúda na alimentação de ovinos e caprinos.
O grupo pesquisa maneiras inovadoras para produzir nanossistemas utilizando diversos organismos, assim como resíduos deixados pelas indústrias agropecuárias e florestais.
Foi utilizado, nesta pesquisa, simulações de computador para avaliar quais características de soja seriam capazes de aumentar a produtividade nos estados produtores, levando em conta as futuras alterações climáticas que afetariam essas regiões.
O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) desenvolveu estudos socioeconômicos e ecológicos em 100 propriedades rurais agroecológicas de nove estados, para que se tenha conhecimento das estratégias agrícolas, sociais e econômicas utilizadas pelos agric
A pesquisa buscou diferentes abordagens para desenvolver novas formulações de pães sem glúten e mostrar que é possível superar alguns dos desafios tecnológicos e nutricionais envolvidos neste tipo de panificação.
Esta pesquisa tem como foco compreender as mudanças da riqueza, composição e abundância relativa das espécies nas florestas primárias transformadas em campos de cultura ou reduzidas a fragmentos pequenos (capoeiras).
Os pesquisadores avaliaram o ciclo de vida da produção do óleo de dendê na região norte do Brasil e o equilíbrio entre a emissão e absorção de gases do efeito estufa, dentre eles o dióxido de carbono (CO2).
A pesquisa avalia a capacidade de crescimento das árvores exploráveis com vistas às safras futuras.
Os pesquisadores acompanharam a resposta pós-vacinal de lobos-guarás vacinados contra cinomose e parvovirose com vacinas vírus vivo-modificado, desenvolvida para cães domésticos, e avaliar a segurança e eficiência dessas vacinas para os lobos-guarás.
O estudo desenvolve-se sobre uvas, sucos, vinhos e seus componentes químicos.
Foi analisado, neste estudo, o teor da concentração de nitrato em cultivo de alface no sistema hidropônico.
Neste estudo, os pesquisadores verificaram os efeitos da amônia e do oxigênio dissolvido na sobrevivência e crescimento do jundiá e do dourado.
Esta pesquisa trata-se do melhoramento genético da pupunha, conhecido como palmito amazônico de grande potencial econômico.
A pesquisa mostra a forma como eliminar metais radioativos e outros de fluentes industriais e como recuperar águas para uso agrícola ou industrial.
O estudo mostra a criação de um projeto que visa desenvolver processos com Inovação Tecnológica para o Uso de Minerais Industriais na Agricultura.
Estudo comparativo entre as produções agrícolas comunitárias e familiares de três municípios localizados dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas.