Ibict negativo 65

Nossa História

O Canal Ciência é um serviço de divulgação científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), considerado um dos portais pioneiros na Internet nacional em fazer a ponte entre ciência, tecnologia e a sociedade brasileira. O Portal nasceu com a missão de contribuir de forma efetiva para a construção de uma sociedade da informação confiável e justa, promovendo a educação híbrida e complementar à escola e reforçando o papel da ciência e da tecnologia nesse contexto, e buscando executar com excelência políticas voltadas ao acesso do cidadão comum à informação pública e às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Desde o seu lançamento em 2002, a base de dados do Canal Ciência procura divulgar resultados relevantes de pesquisas científicas brasileiras em linguagem não especializada, reunindo e disponibilizando produtos e serviços de informação em educação, divulgação e popularização científicas e tecnológicas realizados por pesquisadores brasileiros, inclusive as unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) e por todas as demais instituições congêneres no Brasil.

Os desafios constantes desta sua missão provocam e estimulam o aprimoramento do pensar e do fazer da equipe do Canal Ciência. Assim, a partir de 2004 a equipe que pesquisa, desenvolve e produz conteúdos informacionais para o Portal ampliou suas ações educativas também com atividades presenciais, com o propósito de trabalhar junto a educadores e estudantes. Em ação inovadora, o Canal Ciência passou assim a complementar sua produção e divulgação com atividades de popularização científica e de competência informacional (ou alfabetização em informação), direcionadas ao uso crítico-reflexivo da informação científica e tecnológica que está disponível nos meios virtuais.

Ao longo de sua história, o Canal Ciência vem passando por constantes reformulações em sua plataforma, contéudos e atividades, buscando se tornar cada vez mais amigável e dinâmico ao oferecer boa acessibilidade, visualização, navegabilidade, interatividade e confiabilidade aos usuários, cujas demandas e sugestões servem de inspiração para a produção e implementação de novos contéudos de informação.

Assim, o Canal Ciência se apresenta como ferramenta única para popularizar o conhecimento científico, tecnológico e inovador do país, buscando responder aos desafios impostos pela "sociedade da informação e do conhecimento" e contribuir para inclusão tecnológica, informacional e social nacional.

 

Equipe Canal Ciência

13/9/2019

Última modificação em Quinta, 19 Setembro 2019 10:27

Redes Sociais

CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisa Científica
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto Nacional do Semiárido (Insa)
Museu de Astronomia e Ciências Afins
CETEM - Centro de Tecnologia Mineral
IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada
 Instituto Nacional de Tecnologia (INT)
Museu Paraense Emílio Goeldi
Cetene - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA
Observatório Nacional
CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Laboratório Nacional de Computação Científica
Agencia Espacial Brasileira
Ouvidoria
Ouvidoria
Acesso a informação
Image

Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 5, Lote 6, Bloco H CEP: 70070-912 - Brasília, DF

Busca