Ibict negativo 65

Calçada da Fama

Sexta, 04 Outubro 2019 14:32

Sigmund Freud

Conhecido como o pai da psicanálise, Sigmund Freud foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Nascido em 1856 em Freiberg, Morávia, hoje República Checa, Freud foi o primogênito de Jacob Freud e de Amalie Nathanson. Aos 17, ele ingressou na Universidade de Viena, no curso de Medicina. Notório por ser um aluno brilhante, durante os anos de faculdade, trabalhou intensamente no laboratório de neurofisiologia, até formar-se em 1881. Em 1882, conheceu Martha Bemays e em 1886, quando Freud já possuía consultório particular, casam-se. Em sua estada de seis meses em Paris, trabalhou com o neurologista francês Jean-Martin…
Sexta, 04 Outubro 2019 14:30

Marie Curie

Numa época em que a ciência era dominada pelos homens, Marie Sklodowska Curie fez uma verdadeira revolução no meio científico e na própria história ao ser a primeira mulher do mundo a ganhar um Prêmio Nobel. Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos. Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1867, a caçula da família Sklodowska, foi batizada como Maria. Aos 11 anos, a jovem polonesa sofreu duas grandes perdas: a morte de sua mãe, vítima da tuberculose, e de sua irmã mais velha, que morreu de tifo. Encorajada pelo pai a…
Sexta, 04 Outubro 2019 14:29

Louis Pasteur

Louis Pasteur, nascido em 1822 em Dole, França, foi um químico que revolucionou os métodos de combate às infecções. Suas descobertas científicas tiveram um impacto imenso na medicina e seus trabalhos deram início ao que chamamos hoje de microbiologia. A importância de Pasteur do ponto de vista teórico é notável, pois ele respondeu a importantes indagações sobre o ciclo da vida e da morte na natureza, ao considerar os fenômenos da fermentação e da putrefação. Desde cedo, Pasteur manifestava interesse pela ciência, tanto que no Colégio de Arbois, cursando o secundário, construiu um relógio solar, em 1839. Após licenciar-se, passou…
Sexta, 04 Outubro 2019 14:26

José Reis

José Reis não foi apenas médico, pesquisador, administrador e jornalista. Mais que isso, foi um dos brasileiros que mais estimulou a divulgação da ciência e tecnologia no Brasil, por meio de comunicação de massa como revistas e jornais, feiras de ciência e concursos para formação de cientistas. Durante toda a sua vida profissional, ele buscou aliar a carreira de pesquisador, de reputação internacional, com o trabalho de explicar a ciência de forma mais didática. José Reis nasceu no Rio de Janeiro em junho de 1907. Em 1925, ingressou na Faculdade Nacional de Medicina e, em 1928, no Instituto Oswaldo Cruz.…
Sexta, 04 Outubro 2019 13:31

Isaac Newton

"Se vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes." Apesar de não ter sido um aluno brilhante, desde criança Newton gostava de inventar e construir objetos. Quando jovem, custeado pelo tio, entrou no Trinity College, em Cambridge, e graduou-se em 1665. Conhecido por seu comportamento introspectivo, entregou-se aos estudos nas mais diferentes áreas, como física, matemática, filosofia, astronomia, alquimia, teologia e astrologia. Foi nesse mesmo período que a Universidade Cambridge precisou fechar suas portas por causa da peste negra que se espalhava por toda a Europa. Na fazenda onde passou a morar, o brilhante jovem realizou…
Sexta, 04 Outubro 2019 13:18

Galileu Galilei

"Todas as verdades são fáceis de entender uma vez descobertas. O caso é descobri-las". Os estudos de Galileu Galilei mudaram a ciência e influenciam a Física, a Matemática e Astronomia até os dias de hoje. Considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna, Galileu Galilei foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII. Nascido em 15 de fevereiro de 1564, na cidade de Pisa, na Itália, Galileu tornou-se físico, matemático e astrônomo brilhante. Apesar do esforço de seu pai para que ele fosse médico e de seu professor Orazio Morandi para que…
Sexta, 04 Outubro 2019 13:15

Darwin

Considerado o pai da “Teoria da Evolução”, Charles Darwin nasceu em 1809 na Inglaterra. Filho de médico e neto de filósofo e poeta, já na infância revelou-se inteligente e observador, procurando sempre absorver tudo que lhe ensinavam. Desde pequeno se interessava pela História Natural, tanto que colecionava pedras, conchas, plantas, flores silvestres e ovos de pássaros. Aos 16 anos, matriculou-se na Universidade de Edimburgo para estudar medicina, mas acabou dedicando seu tempo a discussões sobre Ciências Naturais. Por mais curioso que pareça, Darwin, quando moço, tinha pretensões de se torna um religioso, por isso foi para Christ's College Cambridge. Depois…
Sexta, 04 Outubro 2019 13:13

César Lattes

Cesare Mansueto Giulio Lattes, conhecido como Cesar Lattes, foi um dos cientistas brasileiros mais brilhantes de sua geração. Com apenas 23 anos, ao lado do cientista inglês Cecil Frank Powell e o italiano Giuseppe Occhialini, descobriu uma partícula no interior do núcleo atômico que garante a coesão do átomo: o méson pi. Filho de imigrantes italianos, Lattes nasceu em 1924, na cidade de Curitiba. Cursou o primário na Escola Americana de sua cidade natal entre 1929 e 1933, e o secundário no Instituto Médio Dante Alighieri, em São Paulo, de 1934 a 1938. Deu continuidade aos seus estudos na Universidade…
Sexta, 04 Outubro 2019 13:08

Einstein

Albert Einstein foi laureado com o Prêmio Nobel de Física em 1921, entrando para o rol dos maiores gênios da humanidade por seus trabalhos sobre o efeito fotoelétrico e a teoria quântica. Reconhecido principalmente por ter desenvolvido a Teoria da Relatividade, o físico e matemático tornou-se mundialmente famoso e suas descobertas provocaram uma revolução no pensamento humano. De família judia, Einstein nasceu em 1879 na cidade de Ulm, na Alemanha. Quando tinha um ano, sua família mudou-se para Munique e aos dez anos ele ingressou no ginásio, dando início a sua preparação para entrar na universidade. Em 1896, aos 17…
Sexta, 04 Outubro 2019 13:05

Lavoisier

Considerado um dos maiores cientistas da história, Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em Paris, em 1743. Conhecido por muitos como o pai da Química Moderna, Lavoisier recebeu desde cedo uma boa educação no colégio Mazarin. Aos 22 anos, ganhou medalha de ouro da Academia de Ciências por um projeto de iluminação para as ruas de Paris, e, aos 25, foi eleito membro da prestigiosa Academia Real de Ciências da França. Ainda aos 25 anos, o químico francês tomou uma decisão que lhe custaria a vida futuramente: associou-se à Ferme Générale – uma sociedade privada que tinha o direito de cobrar…

Redes Sociais

CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisa Científica
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto Nacional do Semiárido (Insa)
Museu de Astronomia e Ciências Afins
CETEM - Centro de Tecnologia Mineral
IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada
 Instituto Nacional de Tecnologia (INT)
Museu Paraense Emílio Goeldi
Cetene - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA
Observatório Nacional
CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Laboratório Nacional de Computação Científica
Agencia Espacial Brasileira
Ouvidoria
Ouvidoria
Acesso a informação
Image

Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 5, Lote 6, Bloco H CEP: 70070-912 - Brasília, DF

Busca