_NOSCRIPT

Portal do Governo Brasileiro
canal-ciencia

Busca Avançada

Editorial

O CanalCiência é um serviço de divulgação científica do IBICT, que completará no próximo ano 10 anos de existência, sendo considerado um dos portais pioneiros na Internet nacional em fazer a ponte entre ciência, tecnologia e a sociedade brasileira. O Portal nasceu fruto de um momento em que no Brasil se discutia, de forma efetiva, a construção de uma sociedade da informação mais justa; a educação para além dos muros da Escola; o papel da ciência e tecnologia nesse contexto, bem como as políticas públicas voltavam-se para o acesso do cidadão comum à informação pública e às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Desde o lançamento, dezembro de 2002, a base de dados do CanalCiência, além de divulgar resultados relevantes de pesquisas científicas brasileiras em linguagem não especializada, buscou reunir e disponibilizar produtos e serviços de informação em educação e divulgação científicas realizados pelas unidades de pesquisas do Ministério de Ciência e Tecnologia e instituições congêneres no Brasil.

Durante anos, vários foram os desafios que provocaram o pensar e o fazer da equipe CanalCiência. A partir de 2004, a Equipe que produz informação e alimenta o Portal procurou não ficar restrita apenas ao ambiente Web e ampliou suas ações educativas presenciais, com o propósito de trabalhar junto a educadores e estudantes. Assim, numa ação inovadora, passou a complementar as atividades de divulgação científica com as de competência em informação (ou alfabetização informacional), direcionadas ao uso crítico-reflexivo da informação em C&T à disposição no meio virtual.

Mas faltava algo que há muito a Equipe almejava para estreitar ainda mais a relação ciência-sociedade: - a reformulação do Portal construído como um sistema gerenciador de conteúdos (CMS), de forma que fosse mais amigável e dinâmico, e permitisse boa usabilidade, visualização, interatividade e navegabilidade por parte dos usuários internos e externos. 

Nesse sentido, é com prazer que o CanalCiência apresenta aos internautas, neste 2011, a nova versão do Portal, ainda com algumas melhorias a serem concretizadas, seções em construção ou em fase de testes. Na medida do possível, com base em diagnóstico realizado junto a usuários, serão implementados novos itens de informação e pontos de acesso.

Para nós, do CanalCiência, nunca foi dúvida  que, ao gerir conteúdos com edição em tempo real, sem a necessidade de programação de códigos em sua estrutura, a disponibilidade da informação em rede poderia tornar o Portal apto a atuar de forma mais rápida, interativa e precisa, bem como a ampliar o seu universo de usuários e atuação.

Assim, o CanalCiência procura responder aos desafios da Sociedade da Informação e do Conhecimento e contribuir para inclusão tecnológica, informacional e social.

 

Equipe CanalCiência